veículos

Venda de carros novos sofre recuo durante a pandemia em Santa Maria

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

 A venda de carros de passeio e comerciais leves zero km recuou 33,35% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, em Santa Maria. A principal explicação para a diminuição das vendas, segundo o setor, está na crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus e o consequente receio de muitas pessoas em adquirir um bem de alto valor neste momento.

Durante os seis primeiros meses deste ano, foram comercializados 1.367 automóveis e carros comerciais leves na cidade. Já durante o primeiro semestre de 2019, foram 2.051 novos veículos emplacados. Somente durante o mês de junho deste ano, foram vendidos 207 automóveis - um recuo de 27,37% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

VÍDEO: com diminuição de visitantes, quais são as perspectivas do turismo na Quarta Colônia?

- O setor automotivo está passando por um processo de crise muito forte. Carro é um acessório importante, mas não é algo imprescindível. Como o poder aquisitivo está diminuindo, as pessoas tentam gastar menos - analisa o economista e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Daniel Coronel.

A reforma tributária do Estado, enviada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) à Assembleia Legislativa na semana passada, aumenta o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 3% para 3,5%. Além disso, o teto de isenção passaria para veículos fabricados há até 40 anos, e não mais 20. Segundo o Executivo estadual, a receita bruta do IPVA em 2019 foi de R$ 3 bilhões, com 54% dos veículos sendo tributados e outros 46% isentos. Se a mudança for aprovada, 75% passariam a ser tributáveis, gerando um incremento inicial de R$ 744 milhões na arrecadação.

Para Coronel, esse aumento da alíquota deve diminuir ainda mais as vendas setor:

- Se o pacote for aprovado, a tendência, em um curto espaço de tempo, é registrarmos uma queda ainda maior nas vendas.

Cyrilla começa a ser vendida em outras 12 cidades e até na Capital

NO DIGITAL
Em meio à pandemia, uma alternativa encontrada por montadoras e concessionárias de veículos é aumentar a presença no mercado digital, inclusive com vendas realizadas de forma 100% online. Na Pampeiro, revenda da marca Volkswagen, somente em junho, foram comercializados cinco veículos pela internet.

- Com as paradas por causa da pandemia, houve uma diminuição das vendas. Então, a empresa precisou se adaptar a essa nova realidade e buscar alternativas que pudessem suprir uma nova necessidade do mercado - relata Eduardo Biacchi, proprietário da Pampeiro, ao salientar que as vendas online oportunizaram negócios inclusive para fora da cidade.

OPINIÃO: Não há nada de 'novas façanhas' na proposta do Estado em aumentar impostos

Para Daniel Coronel, o atual cenário faz parte de uma nova dinâmica imposta ao setor automobilístico do país.]

- As montadoras já se deram conta disso e estão com novas estratégias, aumentando o financiamento, por exemplo. Existem propagandas que anunciam a primeira parcela só para a metade do ano que vem, sendo que as seis primeiras têm o valor reduzido. É natural que façam isso para atentar que as pessoas comprem ou troquem de carro. A crise colocou em voga o fato de se reinventar - finaliza o economista e professor da UFSM. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Salários de junho dos servidores estaduais devem ser quitados nesta quarta-feira Anterior

Salários de junho dos servidores estaduais devem ser quitados nesta quarta-feira

Próximo

Caixa autoriza pausa no financiamento imobiliário por mais dois meses

Economia